Explorando os estudos de gênero em Butler
Em parceria com o GESEM (Grupo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade na Educação Musical), o MusiCuir faz estudo de obra de Judith Butler em 2025.1
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Wenderson Rodrigues
5/8/20242 min read


Leitura e Debate Essencial: MusiCuir e GESEM mergulham em "Problemas de Gênero", de Judith Butler
Uma oportunidade imperdível para pesquisadoras/es, estudantes e demais pessoas interessadas em estudos de gênero, teoria queer e suas interconexões com a educação musical e com currículos está se aproximando.
O grupo de pesquisa MusiCuir: Educação Musical, Currículos e Interseccionalidades, em colaboração com o Grupo de Estudos em Sexualidade, Educação e Mídia (GESEM), convida a todos para uma leitura aprofundada e discussões enriquecedoras da obra seminal de Judith Butler, "Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão da Identidade".
Publicado originalmente em 1990, "Problemas de Gênero" revolucionou o pensamento feminista e os estudos de gênero ao questionar as categorias binárias tradicionais de sexo e gênero. Butler argumenta que o gênero não é uma expressão natural do sexo biológico, mas sim uma construção social performativa. Através de uma análise perspicaz da filosofia, da psicanálise e da teoria literária, a autora desafia a ideia de uma identidade de gênero coerente e estável, explorando como as normas de gênero são internalizadas e repetidas através de atos performativos.
A obra aborda temas cruciais como:
A distinção entre sexo e gênero: Butler desconstrói a noção de que o sexo biológico determina inevitavelmente o gênero, argumentando que ambos são construções culturais.
A performatividade de gênero: A autora introduz o conceito de performatividade, diferenciando-o de performance. A performatividade se refere aos atos cotidianos e inconscientes que, ao serem repetidos, estabelecem e reforçam as normas de gênero.
A matriz heterossexual: Butler critica a estrutura social que impõe a heterossexualidade como norma e marginaliza outras formas de expressão sexual e de gênero.
A subversão da identidade: Ao questionar a fixidez das categorias de gênero, Butler abre espaço para a compreensão de identidades fluidas e para a resistência às normas opressoras.
A leitura conjunta promovida pelo MusiCuir e GESEM visa proporcionar um espaço de diálogo crítico e colaborativo para explorar as complexas ideias de Butler e suas implicações para os campos da educação musical, da análise curricular e da compreensão das interseccionalidades. Acreditamos que a obra oferece ferramentas conceituais poderosas para analisar como as normas de gênero moldam as experiências musicais, os currículos educacionais e as identidades dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
Detalhes da Leitura e Discussão:
Obra: Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão da Identidade, de Judith Butler.
Formato: Encontros periódicos virtuais síncronos (a definir frequência).
Metodologia: Leitura individual prévia dos capítulos, seguida de discussões em grupo mediadas pelas líderes do MusiCuir e do GESEM. Serão utilizados materiais de apoio e abordagens pedagógicas que incentivem a participação e a troca de ideias.
Público-Alvo: Pesquisadoras/es, professoras/es de música e de outras áreas, estudantes de graduação e pós-graduação, ativistas e demais interessadas nas temáticas abordadas.
Como Participar:
As pessoas interessadas em participar da leitura conjunta de "Problemas de Gênero" podem preencher o formulário neste link:
Esta é uma oportunidade valiosa para aprofundar o conhecimento sobre uma obra fundamental e para construir um espaço de reflexão coletiva sobre as intrincadas relações entre gênero, educação musical, currículos e interseccionalidades.
O MusiCuir e o GESEM aguardam com entusiasmo a participação de todes!