Sobre o Grupo de Pesquisa Musicuir
O MusiCuir investiga os processos formativos em educação musical por meio de uma proposta analítica interseccional, analisando como as construções identitárias em raça, gênero e sexualidade formam e forjam sujeitos no ensino de música e suas subjetividades.
Inovação em Educação Musical.
Linhas de Pesquisa
As três linhas de pesquisa do MusiCuir compartilham o interesse em analisar a educação musical a partir de perspectivas críticas e engajadas com as questões da diversidade e da justiça social. Elas se distinguem nos seus focos específicos: a primeira enfatiza a relação entre corpo, cotidiano e interseccionalidades no currículo; a segunda explora o potencial do artivismo sonoro queer na educação musical; e a terceira se concentra na análise das categorias de raça, gênero e sexualidade nos currículos e práticas pedagógicas musicais. Todas, no entanto, convergem para a necessidade de construir uma educação musical mais inclusiva, crítica e atenta às complexas dinâmicas sociais.
Linha 01: Corpo, cotidianos e práticas curriculares interseccionais em Educação Musical
Investiga as complexas relações entre os corpos vivenciados, as experiências cotidianas dos sujeitos e a construção de práticas curriculares na educação musical, utilizando uma abordagem interseccional para compreender como diferentes marcadores sociais (como raça, gênero, sexualidade, classe, deficiência, etc.) se entrelaçam e moldam essas experiências e práticas pedagógico-musicais e nos currículos.


Linha 02: Educação Musical, artivismos sonoros queer e interseccionalidade
Investiga e fomenta práticas pedagógico-musicais e artísticas, em perspectiva interseccional, que desafiem normas, promovam a inclusão radical e valorizem a diversidade de experiências e identidades, especialmente aquelas relacionadas à desconstrução dos binarismos e da hierarquia de gênero e sexualidade, expressando a potencialidade artística e pedagógica das dissidências.
Investiga como currículos, as políticas educacionais e as práticas pedagógicas da educação musical pensam, abordam e incorporam (ou não) as dimensões de raça, gênero e sexualidade, do mesmo modo que também busca compreender as experiências de estudantes e educadoras/es com relação às suas identidades. Analisa as relações de ensinar-aprender música, de forma interseccional, visando promover a equidade, o respeito à diversidade, práticas anti-opressivas, e a justiça social e cognitiva.
Linha 03: Raça, gênero e sexualidade em currículos e práticas pedagógicas em Música




Nossos Projetos
Confira os projetos de pesquisa, extensão e ensino produzidos pelo MusiCuir.


Acesse os projetos de extensão desenvolvidos em parceria com o MusiCuir.
Projetos de Ensino
Acesse os projetos de ensino desenvolvidos em parceria com o MusiCuir
Acesse os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo MusiCuir.